Oportunidades

Oficinas de defesa pessoal para mulheres estão com inscrições abertas


Com os objetivos de ensinar as mulheres a usarem a defesa pessoal para sair de possíveis situações de perigo e de ofertar uma modalidade de atividade física, a Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, está com inscrições abertas para a oficina "Defesa Pessoal para Mulheres". O curso será ministrado pelas lutadoras Aline Santos, Bruna Scheffer e Luana Borges. As aulas ocorrerão em agosto no Centro Desportivo Municipal (CDM) e o "pagamento" para o curso é um item de higiene feminina (pacote de absorvente, sabonete, desodorante, etc).

São ofertadas 40 vagas, divididas em duas turmas.Para se inscrever, é necessário preencher o formulário online. Podem participar do curso mulheres com 16 anos ou mais. Aquelas com idade inferior a 18 anos precisam apresentar autorização por escrito dos responsáveis.

Ao todo, são dois dias de oficina de defesa pessoal voltada exclusivamente para mulheres. As atividades serão em 21 e 28 de agosto, sendo divididas em duas turmas de, no máximo, 20 mulheres em cada. A primeira turma terá aulas em 21 e 28 de agosto, das 14h às 16h. Já a segunda turma será nos mesmos dias, mas com aulas das 16h30min às 18h30min.

O secretário de Esporte e Lazer, Gilvan Ribeiro, reforça que as atividades buscam dar mais confiança às mulheres, além de promover uma atividade física e de ensinar técnicas de defesa pessoal.

"Esta oficina tem um duplo objetivo, unindo a atividade física a uma mudança social que acreditamos necessária. Primeiro para reforçar a mensagem de que o lugar de mulher é no esporte, ou melhor, é onde ela quiser estar. Segundo, sabemos que uma oficina de defesa pessoal para mulheres nasce da necessidade de justamente não precisarmos mais realizar este tipo de evento. Ou seja, buscamos a transformação de uma cultura que ainda é alimentada por padrões nocivos em relação à segurança e integridade das mulheres. Todas estão convidadas para a oficina e todos estão convidados a promover esta mudança", salienta Gilvan.

Durante as aulas serão passadas técnicas de defesa como, por exemplo, o básico de artes marciais com foco na realidade de rua, bem como questões subjetivas da mulher em relação ao medo e à violência, que refletem em seu corpo. Além das técnicas físicas a oficina também reforça os princípios de conscientização, avaliações de riscos e estratégias verbais e psicológicas que uma mulher pode usar para estabelecer limites seguros com os outros, mesmo que o agressor seja alguém que ela conheça.

Para dúvidas, os canais são o site da pasta municipal, o endereço eletrônico [email protected], o telefone (55) 3921-7026 ou o WhatsApp (55) 9 9620-9130. A oficina Defesa Pessoal para Mulheres tem promoção da Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, com o apoio da Fundação Eny, Konoha Team, Sparta Artes Marciais e Matéria Prima Suplementos.

DEFESA PESSOAL PARA MULHERES

- Quem pode participar: mulheres a partir de 16 anos (as mulheres com idade inferior a 18 anos terão de ter autorização por escrito dos responsáveis); com ou sem experiência em artes marciais

- Inscrição: pelo formulário online e a entrega de um item de higiene feminina (pacote de absorvente, desodorante, sabonete, etc) no dia do curso

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Morre André Catimba, ex-atacante do Grêmio, aos 74 anos

Próximo

Brasil perde para Comitê Olímpico Russo no vôlei masculino

Esportes